Governo realiza pregão de preços para 600 mil laptops

O governo federal acaba de realizar um pregão eletrônico de registro de preços para a aquisição de até 600 mil laptops destinados ao programa Um Computador por Aluno (UCA). Na disputa, encerrada na terça-feira, 5/10, venceu a proposta apresentada pela Positivo, o que pode resultar em uma compra global de R$ 213 milhões.

O pregão foi dividido em dois lotes, um de 400 mil laptops para escolas das regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste; outro para 200 mil máquinas destinadas às regiões Nordeste e Sul.

O processo para se chegar ao valor final, no entanto, foi trabalhoso. O pregão eletrônico foi aberto em 29/9, mas sofreu diversos adiamentos devido a falta de competitividade dos lances apresentados.

Os lances iniciais foram poucos e com valores muito altos – houve proposta de até R$ 3 mil por unidade. Só na seção realizada na segunda-feira, 4/10, os preços começaram a ficar abaixo dos R$ 400.

No primeiro lote, a proposta da Positivo foi vencedora com o preço unitário de R$ 344, 18. Como se tratam de até 400 mil laptops, o valor pode chegar a R$ 137,6 milhões. No segundo, o valor de cada equipamento ficou em R$ 376,94 – portanto, podendo alcançar R$ 75,3 milhões caso sejam adquiridos os 200 mil laptops desse grupo.

fonte: site convergênciadital.

Comentário do Blog UCA-CE: O governo federal não vai comprar mais equipamentos. Este edital foi registro de preço. A compra será via financiamento do BNDES aos governos estaduais ou municipais ou recursos próprios.

O importante é que o governo federal e os estados retiraram todos impostos sobre este equipamento. Isto permitiu que o preço do vencedor fosse de R$ 344,18 para regiões sudeste, Centrooeste e Norte e R$ 376,18 para regiões sul e nordeste.

Desta maneira os estados e municípios terão autonomia de realizar projetos do UCA da forma e quantidade que entenderem conveniente.