II Seminário UCA – EEFM Joaquim Valdevino de Brito

No dia 07 de novembro, a escola  EEFM Joaquim Valdevino de Brito (Crato) apresentou suas experiências.

Ponta da Serra, distrito do Crato-CE, foi representada pelas professoras Fran Galdino, Tatiane Lima e Nívea Maria no II Seminário UCA. Na ocasião apresentaram quatro excelentes projetos realizados na escola com o auxílio do laptop educacional. Inicialmente, no stand da escola, apresentaram o projeto da Profª Ingrida Lamec sobre LAPTOP EDUCACIONAL E O PROJETO ABASTECIMENTO DA ÁGUA EM PONTA DA SERRA, cujo objetivo foi observar, mapear e propor soluções para a utilização dos recursos hídricos na sede do distrito.

DSC01485

A Profª Fran Galdino iniciou a exposição dos trabalhos abordando um estudo diferenciado sobre um tipo de gênero textual desenvolvido com os alunos, intitulado  O LAPTOP EDUCACIONAL NA TRILHA DO ARTIGO DE OPINIÃO: NO MEU LUGAR FAÇO A INTERVENÇÃO. Em seguida, a Prof. Tatiane Lima apresentou os resultados do projeto OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO PONTA DA SERRA: REGISTRO DAS ATIVIDADES COM O AUXÍLIO DO LAPTOP EDUCACIONAL, que teve como objetivo identificar os principais problemas ambientais existentes no distrito decorrentes da interferência humana. Esta atividade gerou um artigo que será apresentado no III Workshop UCA em Campinas-SP.
 DSC01486
Para finalizar as apresentações da escola, a Profª Nívea Maria expôs as estratégias e os recursos usados para desenvolver o projeto DESCENDO A LADEIRA COM O LAPTOP: UM PASSEIO PELA ARBORIZAÇÃO NO ENTORNO DA ESCOLA, coordenado e mediado pelo Profº Antônio Luiz, a fim de promover reflexões acerca das condições das áreas naturais em relação aos centros urbanos com enfoque ao processo de arborização no distrito onde a escola está localizada, como também, vivenciar os conteúdos a partir da exploração, levantamento e mapeamento da região com o auxílio do laptop educacional e do Google Maps.

Fonte: Equipe UCA